Transferência oficial do primeiro Boxer, blindado germano-holandês multi-função, foi feita na presença dos Ministros da Defesa da Alemanha e da Holanda
Em cerimônia realizada em Munique na última quarta-feira, 23 de setembo, a Rheinmetall Defence e a Krauss-Maffei Wegmann (KMW) transferiram o primeiro exemplar, produzido em série, do blindado multi-função Boxer à Organização Conjunta de Coopereção de Armamento (OCCAR), que está administrando o projeto Boxer, e à Agência Federal Alemã para Tecnologia e Contratos de Defesa (BWB). Presentes à cerimônia estavam o Ministro da Defesa alemão, Dr. Franz-Josef Jung, e o Ministro da Defesa Holandês, Eimert van Middelkoop.
A encomenda de exemplares de série do Boxer compreende 272 viaturas para a Alemanha e 200 para a Holanda. Os primeiros veículos holandeses deverão ser entregues a partir de 2011, com as entregas prosseguindo até o final de 2016. Segundo a Rheinmetall Defence, nenhum outro veículo é tão sistematicamente orientado para as necessidades atuais e futuras das forças armadas, o que traria um grande potencial de vendas internacionais.
O Boxer é uma viatura blindada 8×8 sobre rodas de alta mobilidade. Seu design é modular, permitindo rápidas modificações para uma grande variedade de missões. Para ser modificado de uma configuração para Evacuação Médica (Medivac) para a de Comando e Controle, por exemplo, basta trocar o módulo de missão instalado no chassi do veículo. Na configuração de transporte, o Boxer pode levar até 10 soldados, com excelente proteção contra minas terrestres e projéteis, segundo o consórcio ARTEC, formado pela Rheinmetall e a KMW, juntamente com diversas outras empresas internacionais.
FONTE e FOTOS: Rheinmetall