Na quinta-feira passada, 10 de setembro, o segundo e último C-17 Globermaster III encomendado pelo Catar foi entregue em cerimônia realizada em Long Beach. A entrega da primeira aeronave deu-se praticamente um mês antes, em 11 de agosto.
O Catar foi a primeira nação do Oriente Médio a encomendar o C-17, em acordo assinado em 21 de julho de 2008, referente a duas aeronaves, equipamentos e serviços associados. Em 24 de fevereiro deste ano, os Emirados Árabes Unidos anunciaram a intenção de adquirir quatro unidades.
Esses dois aviões de transporte estratégico do país estão incluídos no “C-17 Globemaster III Sustainment Partnership”, recebendo suporte operacional, incluindo a administração de estoque de peças, pela Boeing. Segundo a empresa norte-americana, o C-17 foi desenvolvido para ter alta taxa de disponibilidade, podendo estar preparado para voo em mais de 90% do tempo.
Como curiosidade, pode-se reparar pela foto acima que esta segunda aeronave, apesar de registrada como avião militar, recebeu a pintura da empresa estatal de aviação comercial “Qatar Airways”. O objetivo é chamar a atenção para a participação do país em operações ao redor do mundo. A Força Aérea do Catar pretende utilizar seus C-17 em missões militares, humanitárias e de apoio no caso de calamidades, a partir da Base Aérea de Al Udeid.
Com a entrega desta segunda unidade para o Catar, somam-se agora 17 aviões do tipo em serviço junto a outros operadores que não a USAF: Catar (Qatar Emiri Air Force), Reino Unido (RAF), Canadá, Austrália (RAAF) e os 12 membros do consórcio SAC (Strategic Airlift Capability), que inclui países da OTAN e da Parceria pela Paz. No total, 206 C-17 operam no mundo, 189 deles nos EUA (incluindo unidades da reserva).
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