A Arábia Saudita está prestes a firmar um acordo de compra de 72 aviões de combate Boeing F-15 com os Estados Unidos. A iniciativa do país árabe está sendo impelida pelas recentes aquisições de novos aviões de combate pelo Irã, em especial de aeronaves especializadas em ataque. O Pentágono espera que o fornecimento seja aprovado pelo Congresso do país, haja vista a existência de uma crescente preocupação e inquietação dos paises do Golfo Pérsico diante das demonstrações de força por parte do governo de Teerã.
A Força Aérea Saudita emprega atualmente 71 caças F-15S (uma variante saudita do F-15E Strike Eagle), além de 66 F-15C Eagle e 18 F-15D (dois assentos), estes dois últimos utilizados em missões de superioridade aérea.
Especula-se nos meios especializados que o modelo em negociação poderia ser o novo F-15SE Silent Eagle, avião dotado de características stealth, como compartimento para acomodação de armas internamente, derivas verticais em “V”, componentes estruturais absorventes de ondas de radar e radar AESA eletronicamente mais “silencioso”.
Se concretizada, essa nova aquisição irá juntar-se à encomenda de 72 aviões de combate Eurofighter Typhoon adquiridos em 2006 e que agora começam a ser entregues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário