domingo, 30 de agosto de 2009

Exército da Índia recebe os primeiros T-90 fabricados localmente

A indústria de defesa indiana entregou na semana passada os dez primeiros tanques T-90 Bhishma de produção local.

O exército indiano já havia sido o primeiro cliente externo do tanque russo T-90, que está em serviço nas forças armadas russas desde meados dos anos 90. A Índia havia encomendado 310 unidades do T-90 em 2001, após atrasos no desenvolvimento de seu próprio projeto, o Arjun e depois do rival Paquistão ter adquirido um lote de tanques do modelo T-80 ucraniano.

Igualmente, havia sido assinado um acordo de fabricação local, autorizada, de um lote maior, de mil unidades do T-90. Mas por causa da relutância russa na transferência de tecnologia, a Índia se viu forçada a comprar outros 300 tanques da Rússia no ano passado. A produção dos T-90 sob licença já havia sido interrompida devido a divergências diversas na transferência de tecnologias críticas à Índia, fato este que foi resolvido no final de 2008.

A fábrica indiana de veículos pesados, localizada perto de Chennai, planeja produzir cerca de 100 tanques por ano. O modelo T-90 indiano possui sofisticados conjuntos de defesa contra armas químicas, biológicas e nucleares. É equipado com um canhão de 125 mm com carregador automático, o que aumenta a frequencia de disparos, possui ainda uma metralhadora anti-aérea de 12,7 mm e uma co-axial de 7,6 mm compatível com sistemas de observação de alta precisão. Também pode receber proteções blindadas ativas e reativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário