domingo, 7 de fevereiro de 2010

Índia abre negociações com a Rússia sobre a aeronave stealth PAK FA

Caça Sukhoi T-50 PAK FA taxiando para seu primeiro voo.

Após favorecer os Estados Unidos nas recentes aquisições de equipamentos militares de alta tecnologia, a Índia agora volta-se para Rússia, sua antiga fornecedora, para o novo caça de quinta geração PAK FA (FGFA na Índia), o qual possui características stealth, e que efetuou seu primeiro voo no dia 29 de janeiro (veja aqui no Cavok).

A Índia assinou um acordo com a Rússia para o desenvolvimento conjunto dessa aeronave, mas para finalizar o acordo a Índia começaria a participar somente quando mais de 70% da aeronave estivesse desenvolvida pela equipe da Sukhoi Design Bureau. Agora a Índia planeja entrar no projeto em definitivo, e está discutindo um cronograma de desenvolvimento para os próximos anos e também o número de aeronaves que serão adquiridas).

Embora os níveis de sua força estarem se esgotando, a Força Aérea da Índia quer garantir que as substituições sejam as melhores da região. As 250 aeronaves de caça Sukhoi-30MKI adicionais que serão introduzidas gradualmente durante a próxima década estão no orçamento, e outras 126 aeronaves de combate, as quais estão sendo avaliadas pela Índia entre seis fornecedores, estão em andamento.

O PAK FA, considerado com o competidor do caça F-22 Raptor, desenvolvido pelos EUA, é aguardado pera entrar em produção nos próximos 5 anos. A característica principal dessa nova aeronave é sua capacidade steath: os radares terão dificuldade em localizar a aeronave. Ele terá a capacidade de decolar de pistas curtas e permanecer no ar por mais tempo que os atuais caças dos inventários das forças aéreas no mundo. O que atraiu a Índia para o projeto foi outro fator, o custo, pois o PAK FA é muito mais barato do que o caça F-22.

Além de discutir a aeronave de caça, a Índia negocia com a Rússia a aquisição de mais unidades de tanques T-90, as versões navais do caça MiG-29, o fornecimento de vários Sukhoi-30MKI e um projeto de aeronave de transporte multi-missão.

Os dois países chegaram num acordo para o valor de modernização do porta aviões Gorshkov. E a Rússia está confiante em entregar mais fragatas para Marinha da Índia, além de transferir um submarino nuclear para Índia na metade de 2010.

Recentemente a Índia favoreceu os Estados Unidos quando adquiriu aeronaves de transporte militar e de reconhecimento marítimo de empresas norte americanas que também estão na competição para fornecer helicópteros e aeronaves de reabastecimento em voo. Mas os oficiais da Índia dizem que a lista de opções com a Rússia é mais longa e mais variada.

Fonte: The Hindu Post – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

Nenhum comentário:

Postar um comentário